Monte Sião, sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (35) 3465-4600

Saúde - Terça-feira, 21 de Março de 2023

21/3: Dia Mundial da Síndrome de Down

É necessário destacar que a SD não é uma doença e, sim, uma condição genética inerente à pessoa.

21/3: Dia Mundial da Síndrome de Down

O Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. É oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.

A Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem. Foi descrita há 150 anos, quando John Langdon Down, em 1.866, se referiu a ela pela primeira vez como um quadro clínico com identidade própria. Desde então, se tem avançado em seu conhecimento, ainda que existam mecanismos íntimos a descobrir. Em 1.958, o francês Jérôme Lejeune e a inglesa Pat Jacobs descobriram a origem cromossômica da síndrome, que passou a ser considerada genética.

A SD é a primeira causa conhecida de discapacidade intelectual, representando aproximadamente 25% de todos os casos de atraso intelectual, traço presente em todas as pessoas com a síndrome. Estima-se que no Brasil ocorra 1 em cada 700 nascimentos, o que totaliza em torno de 270 mil pessoas com Síndrome de Down; no mundo, a incidência estimada é de 1 em 1 mil nascidos vivos.

É necessário destacar que a SD não é uma doença e, sim, uma condição genética inerente à pessoa, porém, está associada a algumas questões de saúde que devem ser observadas desde o nascimento da criança.

É preciso desmistificar preconceitos

Apesar de sofrerem com uma aparência fora do padrão, aqueles que têm a síndrome possuem boa comunicação, são sensíveis e, na maioria das vezes, querem ser incluídos nos processos de sociabilização. Por isso, é importante enfatizar que a condição não é uma doença, pois na maior parte do tempo são pessoas saudáveis que devem ser incluídas na sociedade.

Em uma lista chamada “10 coisas que todo mundo precisa saber sobre Síndrome de Down”, o Movimento incluiu alguns estereótipos que devem ser desmistificados, como se referir ao portador da condição como “pessoa com síndrome de Down”, ao invés de “portador de”.

Entendendo a trissomia:

Em cada célula do indivíduo existe um total de 46 cromossomos, divididos em 23 pares. A Síndrome de Down é gerada pela presença de uma terceira cópia do cromossomo 21 em todas as células do organismo (trissomia). Isso ocorre no momento da concepção de uma criança.

As pessoas com trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

Obs.: Cromossomos são as estruturas biológicas que contêm as informações genéticas; na espécie humana essa formação está distribuída em 23 pares, totalizando 46.