Monte Sião, terça-feira, 14 de maio de 2024 Telefone (35) 3465-4600

Educação - Sábado, 06 de Maio de 2023

2ª Palestra com informações de primeiros socorros, orientações e dicas de Segurança Pública aconteceu para professores da Rede Municipal de ensino de Monte Sião.

Todos os professores e diretores da rede municipal de ensino participaram.

A Diretoria de Educação, mediante uma ação com a Defesa Civil de Monte Sião, realizou nas duas últimas semanas, palestras com primeiros socorros e segurança pública para todos os professores da rede municipal de ensino de Monte Sião.

A palestra de primeiros-socorros foi ministrada pela equipe do Corpo de Bombeiros de Pouso Alegre, onde os profissionais da educação tiveram dicas valiosas sobre os primeiros atendimentos a crianças engasgadas e simulações com a manobra de Heimlich. Esta é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

Como agir em caso de engasgo em bebês

Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto-socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

Como agir em caso de engasgo por corpo estranho: Manobra de Heimlich

Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo, em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.

Após essa ampla explanação, o Delegado de Polícia de monte Sião, Dr. Lucas Provenzano fez o uso da palavra e trouxe dicas e informações importantes sobre a atuação da Polícia Investigativa, nos últimos casos recentes ocorridos no Brasil, a atuação da polícia civil na cidade e o trabalho e monitoramento das redes sociais contra as fake news.

Muitos professores realizaram perguntas e foram prontamente respondidas, trazendo esclarecimento e aproximando ainda mais a rede municipal de ensino das forças de segurança.